Maurício Baroni assina convênio para ação integrada entre as guardas de Elias Fausto e Indaiatuba

Na manhã desta última quarta-feira (17) o prefeito Maurício Baroni esteve presente no Paço Municipal da Prefeitura de Indaiatuba para a assinatura do Termo de Convênio para Ações Integradas entre as Guardas de Elias Fausto e Indaiatuba.

Com esse convênio pioneiro no Estado de São Paulo, as guardas municipais de Elias Fausto e Indaiatuba passam a realizar trabalhos em conjunto na região do bairro Campo Bonito, bairro de Cardeal e divisa das três cidades Elias Fausto, Indaiatuba e Monte Mor.

A proposta e o convite partiu do Prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar. Também estiveram presentes para a assinatura do convênio os representantes das cidades de Campinas, Itupeva, Monte Mor e Salto. Dentre as autoridades presentes estavam o deputado Estadual, Rogério Nogueira; o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes; o prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni; o secretário de Segurança Pública de Elias Fausto, Marcelo Masaharu; o prefeito de Monte Mor, Thiago Giatti Assis; o secretário de Segurança Pública de Monte Mor, Adelício Paranhos; o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia; o secretário de Defesa Social de Monte Mor; Dr. Mário Gilmar Mazetto; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Dr. Luiz Augusto Baggio; o chefe Administrativo da Guarda Civil Municipal de Itupeva, Inspetor Reinaldo Saraiva.

A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas integradas, conforme a Lei Federal nº 13.022/14 que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, com a finalidade de possibilitar a realização de prevenção primária da violência e a proteção em áreas limítrofes. O convênio visa a troca de informações entre as Guardas, o compartilhamento de dados, operações integradas e policiamento nas divisas de interesse comum. Quando ocorrer ações e patrulhamentos nas divisas, as Centrais de Despacho devem avisar sobre o local do patrulhamento preventivo ou ocorrência.

Para o prefeito Maurício Baroni a assinatura do convênio trará muitos benefícios para a cidade de Elias Fausto. “Quem ganha com esse convênio é a população. Medidas de segurança foram cobradas desde que assumi o governo. E só em 2017, garantimos dois veículos novos para a guarda municipal, uma nova sede para que a GCM pudesse desenvolver o seu trabalho, além de coturnos e coletes a prova de bala. Essa parceria beneficiará a todos. ”, afirma.

De acordo com o secretário de segurança de Elias Fausto Marcelo Masaharu Ozawa, Elias Fausto já tem uma grande parceria no plano de cooperação entre as guardas municipais. E o convênio só vem fortalecer juridicamente essa parceria. “ Com o convênio firmado, poderá ser padronizado os trabalhos de segurança pública nessas localidades e com vistas a diminuir mais ainda o índice de criminalidade. A palavra de ordem no momento será a prevenção com ação efetiva das guardas. Em breve, também firmaremos convênio com a cidade de Salto e Monte Mor.”, afirma.

O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes, explicou. “Nossa Guarda já trabalha integrada. Temos problemas locais e podemos um ajudar o outro. Em cada região temos problemas específicos e agora podemos fazer ações integradas. Os comandos das Guardas devem se reunir para fazer o plano de trabalho. Nós já trabalhamos de maneira integrada com a Crim [Central Regional de Inteligência e Monitoramento], que visa o monitoramento de inteligência on-line. Esse convênio é para operações em conjunto e integrar as Guardas. Esse é o embrião de uma Guarda Metropolitana e só assim vamos combater o crime, unindo nossas forças”, explicou Alexandre.

Fotos: Werner Münchow