O pontapé inicial para incluir Elias Fausto na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi dado na manhã desta terça feira (20), em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Santa Bárbara d’Oeste (SP).

O prefeito Maurício Baroni esteve presente na reunião a convite do presidente do conselho e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e discursou para os representantes dos vinte municípios presentes. “Hoje, nós fazemos parte do aglomerado urbano de Piracicaba, mas nossa relação com a Região Metropolitana de Campinas é muito mais próxima, principalmente com os municípios de Monte Mor, Campinas e Indaiatuba. Assim, a nossa inclusão na RMC será apenas uma confirmação de uma realidade que já existe, além da possibilidade de auxiliarmos no desenvolvimento regional de forma mais eficaz e participarmos do processo de integração regional de forma plena”, avalia Baroni.

O pedido de Elias Fausto já rendeu apoio de diversos outros integrantes da RMC, entre eles os prefeitos de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Jaguariúna, que já declararam que irão trabalhar pela inclusão do município na região.

Para Baroni, esse apoio é fundamental. “Temos uma relação estreita com os prefeitos da RMC e, hoje, essa relação se tornou ainda mais amigável. O apoio demonstrado aqui mostra que não estamos sozinhos nessa luta.”

Para a inclusão de Elias Fausto na RMC, é necessário que um projeto de lei estadual que permita a inclusão seja aprovado na Assembleia legislativa do Estado. Posteriormente, os municípios membros da RMC precisam aprovar a entrada de Elias Fausto.

A RMC

Composta por 20 municípios, a Região Metropolitana de Campinas tem o segundo maior PIB do estado de São Paulo (cerca de R$142 bilhões), atrás apenas da região metropolitana da capital. Além da área econômica, a integração da RMC abrange outras áreas como saúde, segurança e obras, e propicia o desenvolvimento em conjunto de todos os municípios nela inseridos.

Municípios que compõem a RMC:

Americana

Arthur Nogueira