Na manhã desta última quinta-feira, dia 30 de novembro de 2017, o prefeito Maurício Baroni esteve na cidade de Cerquilho para firmar um convênio com duração de cinco anos para a cidade de Elias Fausto com relação ao setor de educação. Baroni trará a primeira universidade pública para a cidade.  “Esse é mais um presente que trouxemos para a cidade nos seus 73 anos de idade”, afirma Baroni.

Acompanhado da secretária de educação Elizete Cristina Aguiar e também do vereador César Petrilli (Urso), a reunião na prefeitura de Cerquilho contou com a presença do prefeito Aldo Sanson,do deputado estadual Chico Sardelli e também do diretor financeiro da Univesp Ricardo Bocalon na cidade de Cerquilho.

A universidade que estará na cidade de Elias Fausto é a Univesp (Universidade Virtual do estado de São Paulo), sendo que todos os professores são da USP, Unicamp e Unesp. “Neste primeiro momento receberemos o curso de Bacharelado de Engenharia de Computação. Ficamos muito contentes por termos recebido esse convite e também por deixar um marco para a cidade de Elias Fausto no meu primeiro ano de mandato como prefeito”, afirma Baroni.

De acordo com Bocalon, as aulas ocorrerão à distância e presencial a cada quinze dias na cidade. “A universidade foi criada no ano de 2012 e é quarta universidade pública do estado de São Paulo. A Univesp cresceu graças ao empenho das prefeituras, parcerias e também pelo fato de cada gestor enxergar o projeto como algo de suma importância na área educacional para cada município”, explica.

Atualmente, a Univesp está em mais de 60 cidades do estado de São Paulo e, segundo Bocalon, no último vestibular realizado, 80% dos que passaram são de escola pública e 85% estão na faixa etária de 25 a 41. “Essa sim é uma oportunidade que o governo do estado traz para as cidades e possibilita que de fato o aluno possa ingressar em uma universidade e que tenha todo o respaldo e credibilidade no mercado”, diz Maurício Baroni.

Segundo Baroni, neste primeiro momento a cidade receberá o curso de Bacharelado de Engenharia da Computação, mas a idéia é expandir nos próximos anos. “A Univesp oferece ainda os cursos de Bacharelado de Engenharia de Produção, Bacharelado de Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. No entanto, a quantidade de cursos por município está relacionada a quantidade de habitantes. Por isso, nesse primeiro momento vamos trazer Bacharelado de Engenharia da Computador”, explica Baroni.

Inscrição e Prova
As inscrições para o vestibular da Univesp já estão abertas e as provas serão realizadas pela Vunesp. As inscrições podem ser feitas pelo site  https://www.vunesp.com.br/uvsp1703  e se encerram no dia 05 de janeiro de 2018. O curso disponível para a cidade de Elias Fausto é de Bacharelado de Engenharia de Computação.

A prova está agendada para o dia 21 de janeiro de 2018 na cidade.

Univesp

Criada em 2012 como Fundação, trata-se de uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.